Estou com dificuldade para encontrar o caminho no seguinte exercício:
Um pedaço de papel cartão tem a forma de um triângulo isósceles, de altura igual a 12 cm. Foi dividido por uma reta paralela à base do triângulo, em dois pedaços de mesma área. Determine a altura da parte triangular obtida na secção.
Tags:
Permalink Responder até Luiz Gonzaga Rios Filho em 30 janeiro 2012 at 21:17
Boa noite. Como foi dividido em duas de áreas iguais, cada uma tem metade da área do triângulo original. Como a divisão foi feita por uma reta paralela à base do original, o triângulo menor é semelhante ao original. Como a relação entre áreas é de 1/2, a relação entre os lados é a raiz quadrada desse valor, aproximadamente 0,7071. Assim a altura do menor é de 12*0,7071 = 8.485. Ou 12/raiz(2).
Que achou do meu palpite?
Permalink Responder até Aldeniza de Ávila Viana Lacerda em 31 janeiro 2012 at 13:30
Boa tarde Luiz, muito obrigado pela dica. Agora ficou fácil, vou desenvolver minha resolução.
Luiz Gonzaga Rios Filho disse:
Boa noite. Como foi dividido em duas de áreas iguais, cada uma tem metade da área do triângulo original. Como a divisão foi feita por uma reta paralela à base do original, o triângulo menor é semelhante ao original. Como a relação entre áreas é de 1/2, a relação entre os lados é a raiz quadrada desse valor, aproximadamente 0,7071. Assim a altura do menor é de 12*0,7071 = 8.485. Ou 12/raiz(2).
Que achou do meu palpite?
Permalink Responder até Patricia Mello em 5 fevereiro 2012 at 10:47
Olá Luiz, desculpe a ignorância, mas eu não entendi porque como a relação entre áreas é de 1/2, a relação entre os lados é a raiz quadrada desse valor.
Poderia me explicar melhor?
amigo porfavor muda a resposta pois enviei assim.
Por razão de semelhança temos e considerando que, como as duas áreas são iguais, cada uma divide a área total ao meio:

ESPERO TER AJUDADO
Bem-vindo a
Amo Matematica .com
© 2012 Criado por AmoMatematica.com.