Amo Matematica .com

Ponto de Encontro de Matemáticos e Matemáticas

Estou com dificuldade para encontrar o caminho no seguinte exercício:

Um pedaço de papel cartão tem a forma de um triângulo isósceles, de altura igual a 12 cm. Foi dividido por uma reta paralela à base do triângulo, em dois pedaços  de mesma área. Determine a altura da parte triangular obtida na secção.

Exibições: 1612

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite. Como foi dividido em duas de áreas iguais, cada uma tem metade da área do triângulo original. Como a divisão foi feita por uma reta paralela à base do original, o triângulo menor é semelhante ao original. Como a relação entre áreas é de 1/2, a relação entre os lados é a raiz quadrada desse valor, aproximadamente 0,7071. Assim a altura do menor é de 12*0,7071 = 8.485. Ou 12/raiz(2).

Que achou do meu palpite?

Boa tarde Luiz, muito obrigado pela dica. Agora ficou fácil, vou desenvolver minha resolução.

Luiz Gonzaga Rios Filho disse:

Boa noite. Como foi dividido em duas de áreas iguais, cada uma tem metade da área do triângulo original. Como a divisão foi feita por uma reta paralela à base do original, o triângulo menor é semelhante ao original. Como a relação entre áreas é de 1/2, a relação entre os lados é a raiz quadrada desse valor, aproximadamente 0,7071. Assim a altura do menor é de 12*0,7071 = 8.485. Ou 12/raiz(2).

Que achou do meu palpite?

Olá Luiz, desculpe a ignorância, mas eu não entendi porque como a relação entre áreas é de 1/2, a relação entre os lados é a raiz quadrada desse valor.

Poderia me explicar melhor?

amigo porfavor muda a resposta pois enviei assim.

Por razão de semelhança temos e considerando que, como as duas áreas são iguais, cada uma divide a área total ao meio:
\frac{A_1}{A_2}=(\frac{d}{h})^2
\frac{\frac{1}{2}}{1}=(\frac{d}{12})^2
\sqrt{\frac{1}{2}}=(\frac{d}{12})
d=\frac{12}{\sqrt2}
d=6\sqrt2\text{cm}

ESPERO TER AJUDADO

Responder à discussão

RSS

Matemática

Cursos Online

Educação a Distância

© 2012   Criado por AmoMatematica.com.