Os números x, y, z formam, nesta ordem, uma P.A. de soma 15. Por outro lado, os números x, y + 1, z + 5 formam, nesta ordem, uma P.G. de soma 21. Sendo 0 < x < 10 então o valor de 3z é
Tags:
Permalink Responder até OSVALDO RIBEIRO DA SILVA JUNIOR em 9 fevereiro 2012 at 10:24
Seja "r" o valor da razão da PA.
Temos que:
x = x
y = x + r
z = x + 2r
x + y + z = x + x + r + x + 2r = 3x + 3r = 15, ou seja, (x + r) = 5.
Permalink Responder até silvia helena mendes fillet em 9 fevereiro 2012 at 13:35
posso continuar dessa maneira:
(x+r) =5 = y
x +5 +z = 15
x +z = 10
sendo assim descobrimos que por ser uma PA x = 3, y =5 ,z=7
3Z = 21
Permalink Responder até OSVALDO RIBEIRO DA SILVA JUNIOR em 9 fevereiro 2012 at 14:25
Foi esta resposta mesmo que encontrei. Quando postei minha resposta havia resolvido por completo, não entendi porque só apareceu metade da resposta!
Permalink Responder até silvia helena mendes fillet em 9 fevereiro 2012 at 14:52
então a resolução está correta.
Permalink Responder até Caco Ravagnani em 16 fevereiro 2012 at 10:45
Olá Silvia e demais colegas.
O que nos garante que somente esta PA (3,5,7) está correta? Pois temos outras possibilidades, por exemplo, PA (1,5,9).
Ou seria pela continuação do exercício na formação da PG? e com isso a escolha dos números passam a ser por conveniência e não por resultado de algum calculo. Ainda tenho essa dúvida. Abraços.
Permalink Responder até silvia helena mendes fillet em 16 fevereiro 2012 at 10:49
Caco, conferi o resultado com outros colegas, e os mesmos chegaram nesse nesse mesmo resultado.
Permalink Responder até Caco Ravagnani em 16 fevereiro 2012 at 10:57
oi silvia.
é q achei q o resultado sairia de alguma formula pois existem outras combinações que servem para a PA porém não servem para a PG. Só fiz testes com Naturais. é q faz um tempão q não ministro aulas dessa matéria.
Permalink Responder até Vilma Pereira da Silva em 17 fevereiro 2012 at 23:37
Oi,silvia, estou resolvendo o exercicio de PA,e nao consegui chegar no valor x = 3 e z = 7?
Bem-vindo a
Amo Matematica .com
© 2012 Criado por AmoMatematica.com.