Amo Matematica .com

Ponto de Encontro de Matemáticos e Matemáticas

Segue dúvida em anexo.

Exibições: 2000

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Sandra, se uma coisa cresce 10%, para você chegar ao seu tamanho final após o crescimento, basta multiplicar essa "coisa" por 1,1. Por exemplo: você tem R$ 100,00; caso você aumente seu dinheiro em 10%, basta multiplicar 100x1,1=110, ou seja, você terá R$ 110,00. Entendeu?

sandra aparecida lopes beserra disse:

Oi Marcos tudo certinho, bem me chao Sandra e nao  entra na minha cabeça  PA e PG, queria saber  de onde surge esse 1,1. quer dizer que sao 11 semanas/100

Marcos Antonio Veiga disse:

Na questão 1 depois da 10ª semana não seria aproximadamente 0,39.Mo??

OSVALDO RIBEIRO DA SILVA JUNIOR disse:

1ª Questão:

RESPOSTA:

Início da 1ª semana – D0 = 0,15.M0

Início da 2ª semana – D0 = 0,15.M0 x 1,1

Início da 3ª semana – D0 = 0,15.M0 x (1,1)²

.

.

.

Início da 10ª semana – D0 = 0,15.M0 x (1,1)9 = 0,35.M0 (aproximadamente).

2ª Questão:

RESPOSTA:

Início da 1ª semana – D0 = 0,15.M0

Início da 2ª semana – D0 = 0,15.M0 x 1,08

Início da 3ª semana – D0 = 0,15.M0 x (1,08)²

.

.

.

Início da 10ª semana – D0 = 0,15.M0 x (1,08)9 = 0,29985 .M0 (aproximadamente).

A plantação será exterminada durante a 10ª semana.

Pessoal Bom dia, gostaria de saber uma coisa a Floresta cresce 8%,  a ferrugem a 10% a razão não é a diferença?

No 1º caso o crescimento era constante agora tem diferença.

O crescimento NÃO é a diferença das percentagens (10% - 8%)!

A floresta cresce 8% e, desses 8% de aumento, 10% são de ferrugem, isto é 10% x 8% = 0,8%. Isso significa que se inicialmente eu tenho 1000 folhas na floresta, 100 são enferrujadas. Se a floresta crescer 8% passará a ter 1080 folhas (cresceu em 80 folhas). Das 1080 folhas, 10% são enferrujadas, isto é, 108 folhas são enferrujadas (ou seja, 8 folhas a mais enferrujadas). Que é o mesmo que 0,8% de 1000.

Deu para entender?

Nerli Feliciane Costa Françoso disse:

Pessoal Bom dia, gostaria de saber uma coisa a Floresta cresce 8%,  a ferrugem a 10% a razão não é a diferença?

Boa noite. Se possível poderiam dar uma olhada nesta resolução?

Qual é a área lesionada em 10 semanas sabendo que a área da floresta cresça a uma
taxa de 8% por semana? Sabendo que quando a área lesionada atinge a 30% da área da
folha, a plantação tem que ser exterminada. Então em quanto tempo isso aconteceria?
R: Adotemos o valor de 100 unidades de área quadradas qualquer como um valor referencial para
uma área inicial da folha.
Apliquemos a ela uma taxa de crescimento semanal de 8% (basta multiplicar o valor anterior
por 1,08), ou seja, a taxa de crescimento da folha obedece a uma relação determinada por uma
PG de razão1, 08.
Para a área inicial adotada (100) temos uma área infectada inicial 15 unidades, que obedece a
um incremento de 10% por semana, ou seja, multiplicamos a área infectada por 1,1 a cada
semana de observação.
Para cálculo do crescimento da folha: Mn = Mo . (1,08)n
Para cálculo do tamanho da lesão: Dn = Do (1,1)n
Para cálculo da área infectada: (Mn/100). Dn
Respostas:

Após 10 semanas a lesão será aproximadamente 5,6 vezes maior do que a lesão inicial o que
corresponde a aproximadamente 39% da área da folha.
No final da sétima semana a área lesionada é de pouco maior que 29%, então durante a oitava
semana a folha terá atingido a tolerância de 30% e deverá ser eliminada.

Por este raciocínio não estou batendo com a resolução anterior. Será por causa dos 8%?

Responder à discussão

RSS

Matemática

Cursos Online

Educação a Distância

© 2012   Criado por AmoMatematica.com.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço